RUÍNAS EM ANCHIETA

domingo, 21 de junho de 2009








Foto das ruínas

As ruínas do Rio Salinas ficam na cidade histórica de Anchieta, litoral sul do Espírito Santo. Conta-se na região que o local provavelmente abrigou uma salina clandestina.

Para chegar às ruínas, é preciso seguir de barco pelo Rio Benevente, em um passeio de cerca de 40 minutos pelo manguezal. No caminho, o espetáculo é das garças, que fazem ninhos em ilhotas espalhadas pelo rio.

Ruínas sem origem definida

Passear pelo rio Benevente e conhecer as ruínas jesuítas de uma provável salina construída possivelmente no século XVI - é uma boa opção de lazer e contato com a natureza. O percurso dura em média 40 minutos.

Subindo o Benevente, o visitante terá contato com o manguezal, ilhas fluviais e canais, com rica fauna e flora. Bandos de garças fazem coreografias aéreas, geralmente no final da tarde. Em outros horários é comum a presença desses pássaros, que pousam nas vegetações ou nas ilhas. Durante o trajeto socós e marrecos divertem os turistas. Há abundância também de caranguejos que saem de suas tocas para passear no mangue.

Papagaios

A Ilha do Papagaio é outra atração, já que é o único local que ainda abriga a nidificação de papagaios de penas verde e vermelha, que se tornaram símbolo da Anchieta. Eles representam a fidelidade, justamente porque preservam hábitos monogâmicos.

Do Benevente o barco segue um dos braços desse rio: o Salinas. Em sua margem direita foi construído um pequeno ancoradouro, que permite o desembarque dos visitantes. Dali é preciso caminhar um pouco mais de 100 metros para encontrar as ruínas. Não há dados muito concretos sobre as suas origens. No entanto, hipóteses não faltam.

Uma das versões é que havia uma fazenda, onde se explorava sal. As ruínas podem ter abrigado a sede dessa propriedade. Supõe-se que a salina era clandestina, já que a exploração de sal era monopólio exclusivo da coroa portuguesa.

As ruínas podem ser também a terceira aldeia dos jesuítas – a de São Cristóvão – que desapareceu e que foi citada por Hélio Abranches Viotti em Anchieta – O Apóstolo do Brasil. Entre 1578 e 1588 os religiosos fundaram as aldeias de Reriritiba ou Reis Magos e Aldeia Nova da Conceição de Guarapari. Em 1589 o Catálogo dos Jesuítas assinalava a terceira aldeia, que poderia ter abrigado as atuais ruínas.

O que se tem certeza é que o rio sempre teve esse nome. Há também versões de que as ruínas podem ter sido a primeira igreja construída pelos jesuítas no litoral sul do Espírito Santo, que ficava no centro de uma aldeia chamada São Pedro. Pelo sim, pelo não, as 32 colunas estão lá, bem no meio de um bosque de eucaliptos.

Há algumas informações fragmentadas sobre o rio Salinas. José Marcelino Pereira de Vasconcelos em seu Ensaio sobre A História e Estatística da Província do Espírito Santo, publicado em 1858, afirmou que “no município de Benevente existe um rio denominado Salinas, braço do rio Benevente, em que se formam depósitos salinos de grande extensão, de que se servem os moradores circunvizinhos para uso doméstico. Conviria talvez explora-lo”.
César Augusto Marques, no Dicionário Histórico, Geográfico e Estatístico da Província do Espírito Santo, em 1878, publicado pela Typographia Nacional, registrou que o rio Salinas, “encontram-se depósitos de sal de que se servem os vizinhos para uso doméstico”.

0 comentários:

Design por Fabio.A.S